Logo

Liga acadêmica de Medicina da Uniara promove palestra sobre tuberculose na infância nesta quarta, dia 16

Assessoria de Imprensa UNIARA | 15.05.2018 | 09:00

A Liga Acadêmica de Pneumologia e Tisiologia – LAPT, do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, promove a palestra “Tuberculose na infância: o mal de todos os séculos” nesta quarta-feira, dia 16 de maio, às 18h30, na sala T3 da unidade I da instituição. A atividade, direcionada aos alunos da graduação, será ministrada pela pneumologista infantil e professora Maria de Fátima Marciano.

“O objetivo é alertar o público sobre como desconfiar da tuberculose, em pediatria, já que o diagnóstico é permeado por um contexto ‘confuso’ de sintomas, em relação às outras doenças respiratórias da infância, como a asma ou a pneumonia de repetição”, esclarece o coordenador geral da LAPT, Lucas Cabrini Gabrielli.

Ele destaca que o tema “é importante porque as crianças têm a característica de não transmitirem a doença até os dez anos de idade”. “Devido a isso, as que apresentam tuberculose são a ‘ponta do iceberg’, indicando que há adultos contaminados. Porém, adoecem com risco de se tornarem adultos com problemas de pulmão para sempre. Por isso, diagnosticar rapidamente crianças com tuberculose é salvá-las da morte”, explica.

Também é possível tratar, preventivamente, uma criança que teve contato com um adulto doente, “se o diagnóstico for precoce e certeiro”. “Portanto, quanto maior for a frequência de diagnósticos em crianças em um município, maior é a prevalência/incidência de adultos doentes transmitindo a tuberculose, fato que deve ser levado em consideração pelas políticas públicas de saúde, na intenção de se montar estratégias de prevenção, identificação e tratamento para esta doença”, finaliza Gabrielli.

Conecte-se

com ANUP

Redes Sociais

Brasília-DF

Tel: +55 61 3248.3091
faleconosco@anup.org.br

Visite as redes sociais da ANUP